O que é Reiki e qual sua origem?

A prática do Reiki foi criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui, fundamentando-se na crença quanto à existência da energia vital universal, simbolizada em japonês por “ki” e manipulável através da imposição de mãos.

O Reiki é uma técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente que, segundo seus adeptos, também promove a cura. Baseia-se na ideia de que uma “energia da força vital” não conhecida flui através de nós.

Desta forma, os adeptos do Reiki consideram que a energia vital possa ser canalizada através da imposição de mãos realizada sobre determinada pessoa.

Quem pode aplicar Reiki?

Embora seja uma prática espiritual, não é necessário ser budista ou membro de qualquer outra religião para aplicar Reiki. Todas as pessoas, desde que em boas condições de saúde física e mental, poderão aplicá-lo.

Como em toda atividade espiritual, o que prevalece é a boa intenção e o desejo profundo de proporcionar à pessoa que deseja receber uma sessão da terapia, o máximo cuidado e canalização de energias benfazejas no intuito dela receber a energia vital indispensável para a saúde.

Entretanto, o recomendável que é apenas os Mestres Reiki, ou seja, as pessoas que obtiveram formação específica para esta prática, sejam responsáveis pela imposição de mãos.

Como é uma sessão de Reiki?

Antes de mais nada, é preciso mencionar que uma sessão não vai além da imposição de mãos feita por uma pessoa devidamente capacitada para isso. Logo, não é utilizado qualquer tipo e objeto ou prática que possa oferecer riscos à saúde e bem-estar do paciente.

O objetivo da imposição de mãos é manipular as energias para canalizá-las nos centros de força do paciente – os Chakras­ – localizados em determinados locais do corpo.

Desta forma, durante uma sessão de Reiki, o aplicador irá impor as mãos ou tocar suavemente algumas partes do corpo, tais como: Cabeça, mãos, pés, costas e tórax.

Toda sessão é realizada de acordo com princípios éticos, sempre mantendo extremo respeito pelo paciente que será atendido.

Durante a sessão de Reiki não é necessário uso de roupas especiais e muito menos que o paciente as tire. O único requisito é retirar os calçados.