O Reiki nas Terapias Integrativas e Complementares

Reiki terapia complementar e integrativa

Reiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético. Esta é a definição na qual o Reiki está inserido segundo o conceito da NCCAM – National Center for Complementary and Alternative Medicine.

Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. É uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas. Não realiza diagnóstico médico nem tem qualquer tipo de prescrição.

O mesmo Reiki, diferentes terapeutas, diferentes métodos

A aplicação de Reiki é vasta e varia de pessoa para pessoa. Cada terapeuta tem uma forma própria de atuar, apesar deste método terapêutico ter protocolos padronizados. O que quer dizer que o Reiki não é mecânico, não pode ser observado como uma prática que irá ter sempre os mesmos pressupostos e resoluções. Cada terapeuta de Reiki, pela sua experiência e interação com a pessoa, define um plano de intervenção próprio, que não pode ser comparável com o de outro terapeuta, isto porque não nos podemos esquecer que esta terapia atua no campo holístico, vê a pessoa como um todo, atua na pessoa como um todo.

Cabe ao terapeuta seguir o código deontológico, verificar sempre o seu próprio equilíbrio e níveis energéticos, assim como prosseguir os seus estudos e práticas, pois o saber não ocupa lugar.

Compatibilidade das diferentes terapias – Integrar com outros planos terapêuticos

Reiki é uma terapia do campo bio energético, não tem, nem usa, acessórios externos como máquinas, não é invasiva, trabalha na área da energia vital da pessoa para restauro do seu equilíbrio e bem estar. Reiki é simples, promove a homeostase, o equilíbrio da pessoa. Esta simplicidade e campo de actuação permite a integração com outras terapias.
Por princípio, o Reiki trabalha complementarmente com qualquer terapia ou medicina, no entanto, o paciente deve ter a perfeita noção onde cada terapia vai atuar e como se sente em relação a isso. A ideia é que todas as opções tenham o mesmo objetivo e um impacto positivo na pessoa.

Interação entre terapeutas de diferente especialidades

A relação profissional entre terapeutas de várias especialidade, com o objetivo comum de auxiliar a pessoa no seu processo de cura, traz vantagens a todos os níveis. Colocando objetivos comuns, partilhando as perceções e reações, pode levar a uma resolução mais rápida no restauro do equilíbrio do paciente. Tal pode ser feito com reuniões ou através de relatórios fechados.

Leave a Comment